É certo e sabido que dezembro é um mês de excessos gastronómicos. Mas, para compensar, não é obrigatório fazer jejum. A alternativa pode ser uma refeição detox e é isso o que o restaurante mexicano Boca Linda sugere.
Margaritas sem álcool e tacos vegetarianos são apenas algumas das sugestões que permitem apreciar a cozinha do México sem sentimento de culpa.
As novidades do Boca Linda são uma herança dos chefes mexicanos Diego Hernandez e Tania Livier que, em outubro, tomaram de “assalto” este restaurante lisboeta localizado na zona de Santos.
Assim, um dos pratos detox é um taco inspirado na milanesa de acelga que os dois chefes então confecionaram. A base é de acelga, a ela se juntando puré de pimento serrano, chalota e coentros.
Os tiraditos de atun ou de curvina são igualmente opções ligeiras, ideais para iniciar uma refeição. Novidade são a tostada mista de mariscos e a tostada Jamaica, esta com flor de Hibiscus, tomate, cebola e pimentos.
Para quem não abdica da carne, o Boca Linda propõe fajitas de vaca ou fran,go, com pimentos vermelhos, verdes e amarelos e cebola branca.
E porque este é um mês de detox, o cocktail em foco é o virgin margarita de hibiscos, que tira partido das propriedades anti-inflamatórias da flor típica do México.