Para quem não dispensa o almoço de Páscoa em família, mas prefere o conforto de um restaurante, sugestões não faltam. Estas têm pronúncia do norte, ou melhor, do Porto.
Um brunch exuberante
O Exuberante, integrado no Altis Porto Hotel, idealizou um brunch para o domingo de Páscoa em que não faltam os pratos típicos e as sobremesas de chocolate, com assinatura da chef Rafaela Ferreira.
Assim, no buffet de entradas é possível escolher entre uma seleção de charcutaria e de salgadinhos caseiros; crudo de peixes da nossa costa com tangerina e funcho; húmus de abóbora, legumes assados e grão crocante; saladas simples; salada de presunto, uvas, rúcula e mel biológico; e espargos grelhados, molho de limão e acelgas.
Já nos quentes pontuam canja de galinha do campo e hortelã; cabrito assado, arroz de forno e grelos salteados; fragateira de peixe e marisco; lasanha de vegetais e cogumelos; e polvo, batata-doce, romesco e salicórnias queimadas. Nas sobremesas, há pão de ló, mil folhas de baunilha e caramelo, entremet com texturas de chocolate, entre outras. E não faltam, para pequenos e graúdos, ovos e amêndoas de chocolate.

Tradição e criatividade
O Arts Hotel Porto propõe um almoço em que a tradição e a criatividade se juntam, com opções para todos os gostos e idades.
É com um couvert tradicional que a refeição se inicia: bola de enchidos, folar da Páscoa e broa de Avintes, servidos com tapenade de azeitona e manteiga aromatizada. Segue-se uma tosta com cavala fumada, cebola roxa, pimentos assados e tomate cherry.
Nos principais, chegam à mesa açorda com ovas e bacalhau e naco de alcatra com mil folhas de batata e legumes grelhados. E o buffet de sobremesas reúne bolo de chocolate, mousse de chocolate, cheesecake de framboesa e pudim de ovos.

Sabores sazonais em buffet
O chefe Jorge Sousa é o responsável pelo buffet pascal do SoMos, o restaurante do Crown Plaza Porto, prometendo um desfile de sabores que combina ingredientes sazonais com o melhor da gastronomia nacional.
O almoço é servido em formato buffet, iniciando-se com uma seleção de entradas, que inclui saladas, quiche, trouxinhas de alheira de caça e rosbife, mexilhão à espanhola e bolinhos de bacalhau, entre outras. Os peixes e mariscos têm uma mesa própria, com propostas como camarão crocante ou espetadas de polvo.
Nos principais, a escolha pode fazer-se entre bacalhau à Zé do Pipo ou costela mendinha com batata assada e castanhas, entre as várias possibilidades. A finalizar, brilham as sobremesas tradicionais.

Brunch de raízes portuguesas
A mesa de Páscoa do restaurante Astória, no InterContinental Porto, vai encher-se com as propostas de um brunch pensado para celebrar as raízes portuguesas.
Tudo começa com uma seleção de salgados e enchidos, de que os croquetes de presunto, as pataniscas, a alheira e o chouriço assado são apenas alguns.
Os pratos centrais deste almoço são alusivos à data: é o caso do cabrito assado no forno a carvão, servido com arroz de enchidos e batatinhas assadas, e do bacalhau com crosta de broa e ervas.
Já nas sobremesas, arroz doce, pão de ló de Ovar e natas do céu são algumas das sugestões.

Almoço na Dona Filipa
A Sala Dona Filipa acolhe o almoço de Páscoa do Hospes Intante Sagres, com um menu que assenta nas tradições da época.
Assim, para começar, a mesa recebe mini folar e uma seleção de queijos artesanais. É o ponto de partida para o prato principal, sendo possível escolher entre polvo grelhado ou perna de cordeiro confitada. Arroz de forno à portuguesa, esparregado de espinafres e feijoada rústica são os acompanhamentos.
Para um final doce, há pão de ló de Ovar, com gelado de vinho do Porto e amêndoas torradas.

Almoço de conforto
O Holiday Inn Porto Gaia propõe celebrar a Páscoa com um buffet, com a experiência a começar por uma seleção de petiscos frios e entradas quentes: peixinhos da horta com maionese de açafrão, folar de carnes ou crostini de morcela com maçã caramelizada são algumas das opções.
A elas juntam-se saladas simples e compostas, para uma dose de frescura e leveza: coleslaw de maçã e noz, e salada de salmão grelhado com laranja e quinoa ao molho de chalota são dois exemplos.
Nos principais, domina o conforto de pratos como creme de abóbora com amêndoa, bacalhau cremoso ou pernil de borrego assado com alecrim e laranja. O final feliz faz-se de pão de ló ao estilo de Ovar, tarte de amêndoa, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, entre muitas outras sobremesas, não faltando as amêndoas de Páscoa.

Um banquete familiar
No The Yeatman Hotel, o chef Ricardo Costa preparou um menu ao estilo banquete familiar, com pratos para todos os gostos.
Assim, nas entradas desfilam saladas de sapateira na carapaça e lavagante com abacate, ceviches, shirashi, folar de Valpaços e terrina de foie gras, entre outras. Nos quentes, as propostas são de conforto: canja de galo capão com massinhas e hortelã; polvo à galega; bacalhau acompanhado de cebolada picante, batata chips e bivalves; leitão assado; entrecôte com jalapeños e molho bearnaise; e cordeiro de leite.
E porque a quadra é doce, a refeição termina com sugestões como folar, pão de ló e toucinho do céu, sendo que, em formato de showcooking, há tripas doces, típicas de Aveiro.
