A José Maria da Fonseca está a celebrar 190 anos e um dos momentos de festa acontece no dia 28: um arraial na Casa-Museu, em Azeitão. Com vinhos para prova.
Os vinhos terão a companhia da gastronomia local, com produtores como a Casa Cego, com as tortas de Azeitão, a Queijaria Simões, com o típico queijo de Azeitão, as Ostras do Sado e, ainda, os gelados artesanais Echo Gelato Lab, de Sesimbra.
A acompanhar os petiscos e para dar música ao arraial, estarão presentes dois artistas locais – Mafalda Louro e Luís Taklin,
No que toca a atividades, a José Maria da Fonseca preparou um programa para toda a família. Para as crianças há jogos tradicionais e pinturas faciais e, para os adultos, workshops de pintura com vinho e três provas comentadas pelos enólogos da casa.
Uma das provas será sobre Periquita, o vinho de mesa mais antigo do mundo que, em 2024, celebra o seu 174.º aniversário. Outra vai incidir nos moscatéis, de que a José Maria da Fonseca é o mais antigo produtor em Portugal. E a última terá como destaque os vinhos mais experimentalistas da Colecção Privada Domingos Soares Franco.