Manda a tradição que a família se reúna à mesa no domingo de Páscoa. Com cabrito e pão de ló, entre outras iguarias. Mas, pode não ser em casa. Há cada vez mais restaurantes a oferecer menus à medida da gastronomia da época. Ou com alternativas, para quem quer fugir ao tradicional. As propostas seguintes têm Lisboa como pano de fundo.
Brunch no terraço
No Bairro Alto Hotel, o convite é para subir ao BAHR & Terrace para um brunch, com pratos para todos os gostos. A refeição é completa e diversificada, começando pelos snacks, com croissants, pão de banana da ilha da Madeira ou batatas fritas com maionese da Bairrada ou croquetes de carne e mostarda portuguesa.
Nas sugestões ditas saudáveis, há “Fruta fresca, granola caseira, iogurte e frutos vermelhos, “Açaí com iogurte, banana e granola de caju tostado” e “Porridge de aveia torrada com sementes e fruta fresca”. Ovos não faltam, entre eles os Benedict, os mexidos com espargos grelhados, queijo da ilha e manjericão e a omelete aberta de ervilhas, guanciale e hortelã.
Nos principais, pontuam os “Filetes de garoupa, açorda de tomate e coentros” e o “Robalo grelhado e açorda de ovas”, mas também o “Ensopado de cabrito serrano” e o “Arroz de pato malandrinho, chouriço e laranja”. Já nas sobremesas, o menu oferece folar de amêndoa do Algarve e pudim abade de Priscos, entre uma mesa cheia de doces.

À italiana
Um brunch é também a proposta do restaurante Davvero, mas com sabores italianos, acompanhados por Bellini, a bebida que junta espumante e sumo de pêssego.
Risotto de espargos e açafrão; ravioli de camarão com limão, bisque e burrata com pimenta rosa; polvo grelhado, creme de pimentos com paprika, couve-galega e molho de iogurte e lima; paccheri com cogumelos gratinados e fonduta de parmigiano; ou cordeiro com batatas e alecrim são algumas das sugestões da carta.
Além disso, haverá um serviço buffet, com uma seleção de enchidos e queijos italianos, pão caseiro, pratos frios e saladas, pratos quentes, e sobremesas, incluindo o gelado do dia, feito pela equipa do restaurante.

Com vista panorâmica
O chef João Correia, do Rossio Gastrobar, no topo do Altis Avenida, desenhou um menu especial com ingredientes nacionais e biológicos, numa reinterpretação dos sabores tradicionais da Páscoa.
Assim, apresenta como prato principal “Peru, Foie e Arroz de forno”, antecedido de “Ovo e Cogumelos”. Para um final doce, a sobremesa é “Pão-de-ló e Creme de Limão”.
São propostas que têm a companhia do cocktail “Domenico” criado pela bar manager Flavi Andrade, uma fusão de rum Zacapa 23, Amaro Lucano, chocolate, leite queimado e ginja.

Brunch no bistrô
No Bistrô4, o restaurante do hotel PortoBay Liberdade, o domingo de Páscoa é dia de brunch. Assinado pelo chef João Espírito Santo, combina tradição e inovação culinária.
Nas entradas, há lugar para a tábua de queijos, bem como para salmão, rosbife, polvo, mexilhão e ovos mimosa. Nos quentes, a oferta vai para um duo de peixes, não faltando o tradicional cabrito assado especial da época. Para finalizar, nas sobremesas, desfilam 14 opções, entre elas farófias, folar e ovos de chocolate.

Buffet com vista
O restaurante panorâmico Varanda de Lisboa, no Hotel Mundial, assinala a Páscoa com um buffet preparado pelo chef Celso Padeiro.
Tudo começa com uma seleção de entradas, que inclui uma variedade de salgados tradicionais, saladas simples e compostas, molhos e azeitonas marinadas, além de uma tábua de queijos com doce de abóbora, charcutaria e enchidos regionais. Tudo acompanhado por um cesto de pão artesanal, tostas e bolachas.
Nos pratos quentes, é possível provar caldo verde de batata doce com chouriço alentejano, seguido de bacalhau lascado com grelos, piso de amêndoa e broa de milho e de perna de cabrito assada com batata à padeiro e arroz de miúdos. Para os apreciadores da cozinha vegetariana, serve-se um fusilli tricolor com molho de tomate, basílico e lascas de parmesão. A finalizar, há sobremesas tradicionais, do folar ao ninho de Páscoa, mas também mousse de chocolate com flor de sal e pudim de ovos.

Imagem de capa | Freepik