Os fãs da região dos vinhos verdes têm mais duas razões para irem às compras e abastecer a garrafeira.
Palheto limitado
A Adega de Monção tem um novo vinho, o Palheto. Como decorre do nome, é um tinto jovem e leve, que chega ao mercado numa edição limitada a 6500 garrafas.
De acordo com o produtor, apresenta um “estilo completamente diferente dos vinhos verdes tintos tradicionais”. Com aspeto brilhante, cor vermelho rubi aberto, aroma complexo, ligeiramente encorpado e vinoso, na boca revela um bom equilíbrio entre álcool e acidez.
Produzido maioritariamente com Alvarelhão e contando com 15% de uvas Alvarinho, o Adega de Monção Palheto tem 12% de teor alcoólico.

O primeiro verde
Casa de Rodas Alvarinho 2023 é o primeiro vinho verde da Symington nascido da parceria com o enólogo Anselmo Mendes.
Proveniente do terroir de Monção e Melgaço, é descrito como tendo bom porte, com notas florais e frutadas e um aroma complexo com uma componente mineral bem presente. Na boca tem boa estrutura, acidez vibrante e final longo.
Este alvarinho resulta de colheita manual, desengace total e prensagem dos bagos inteiros em prensa pneumática de uma forma suave, tendo passado por um processo de fermentação durante três semanas, com temperaturas entre os 14 e os 22 graus, com o estágio sobre borras finas durante seis meses.
