Há um novo vinho que promete surpreender os apreciadores do que se faz por cá: pela primeira vez, chega ao mercado um vinho rosé 100% Malbec, feito em Portugal. E chega pela mão da Quinta do Gradil para se juntar ao portefólio da marca Saltimbancos.
São apenas 800 as garradas que contam a história desta aventura enóloga com esta casta francesa, da região de Cahors, mas que viajou para a Argentina e seria a partir daí que o mundo a conheceria melhor.
Dando origem a vinhos de perfil intenso e até selvagem, encontrou no terroir atlântico da Quinta do Gradil as condições ideais para se desenvolver. Depois de vários anos a integrar Malbec em blends, o produtor da região de Lisboa lançou-se num primeiro ensaio de isolar a casa e fazer um rosé.
E aí está – com boa estrutura e equilíbrio, acidez perfeita a muito gastronómico. De cor ligeiramente rosada, é fresco no nariz, com sugestões de cereja e framboesa e ligeiro final a hortelã pimenta. Ganhou, assim, o seu lugar no Projeto Saltimbancos, que nasce de ensaios realizados na adega e que originam vinhos únicos e diferenciadores.