Sobre o jantar de dia 14 cabe a responsabilidade de ser o mais romântico do ano. E, entre hotéis e restaurantes, não faltam sugestões para cumprir a promessa. Estas são à moda do Porto.
Atrevimento na baixa
O Blss U, gastro club da baixa portuense, promete irreverência, ousadia e atrevimento para a noite de dia 14. Começa por dar as boas vindas aos casais com um cocktail feito com morango e espumante.
O menu inicia-se com pão artesanal, húmus de tremoço com pico de gallo e manteiga de gengibre, mas também recebe croquetes de arroz de pato com enchidos do fumeiro. Já as opções dos pratos principais variam entre peixe, carne e uma alternativa vegetariana: bacalhau com óleo de enchidos e feijoada de sames e línguas; bochecha de porco com arroz de forno e carqueja; e couve-flor apresentada em várias texturas, com uvas, avelãs e caril, respetivamente. Para finalizar a refeição, a rabanada poveira apresenta-se acompanhada por pera e frutos vermelhos, regada com uma calda de aguardente, aromatizada com canela e estrela de anis, sendo flamejada e finalizada na mesa.

Sabores e romance
O restaurante Flor de Lis, no Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, preparou um menu exclusivo para o Dia dos Namorados. Assinado pelo chef Arnaldo Azevedo, que também está à frente do restaurante Vila Foz, distinguido com 1*Michelin, promete uma noite de sabores e romance, junto ao Douro.
O menu começa com uma seleção de snacks: vieira com citrinos e atum com gengibre e caviar, que antecedem a entrada, sapateira com gamba da costa e molho moqueca. Como prato de peixe, sugere robalo acompanhado de cuscos de Trás-os-Montes, algas e bivalves, enquanto na carne a proposta é presa de porco preto com cenoura e vinho Madeira. A experiência termina com chocolate, fava tonka e framboesa.

Jardim de romance
Um jantar requintado em que os sabores italianos encontram o charme do piano ao vivo. É assim descrito o menu preparado pelo restaurante Astória, do InterContinental Porto.
Intitulado “Jardim de Romance”, convida a saborear bruschettas, tártaro trufado, risotto de limão siciliano e mignon de novilho com crosta de pecorino, num jantar em que o espumante está presente.

Na Boavista
É no somos Restaurant & Lounge que tem lugar o jantar de São Valentim do Crowne Plaza Porto, criado pelo chef Jorge Sousa.
O primeiro brinde faz-se com um Kir Royale ou um copo de espumante. Depois de aberto o apetite, seguem-se o taco de ceviche de robalo com guacamole de chili e a salada de burrata, passata de tomate e emulsão de manjericão como entradas. Nos pratos principais, pontuam o polvo assado com batata-doce e texturas de alho francês, o naco de vitela com molho tradicional, creme de couve-flor e legumes ao caril de grão-de-bico e legumes com espargos verdes. A refeição termina com brownie de chocolate, harmonizado com delicadas texturas de pistácio.

Com um toque nipónico
Os fãs da gastronomia nipónica encontram no Ikeda uma alternativa para o jantar de dia 14.
As propostas do restaurante começam com um drink de maracujá japanese pornstar. Como entradas, sugere Ebi Fry e espetada de vieira com umeshu kokoro e no michi (caminho ao coração), como quentes, mas também há sushi – tartar tsuinsouru (almas gêmeas), isto é, metade salmão e metade atum. Posta de Salmão à São Valentim com arroz negro é o prato principal, mas, quem quiser continuar nos frios, pode optar por gunkan daisuki (do amor) – ostra, lagostim e foie gras, ou por maguro koibito (namorados) – atum selado com crosta de gergelim e molho teriyaki.

No mercado
O Sala de Prova, restaurante e bar de vinhos no Time Out Market Porto, localizado a 21 metros de altura, também vai celebrar o São Valentim, com um menu da autoria do chef Luís Américo.
Os casais são acolhidos por um Campari Spritz com dressing de frutos vermelhos, após o que começa o desfile dos seis momentos pensados para este jantar: primeiro, os snacks – com tártaro de atum com abacate e sésamo tostado, e bacalhau marinado em azeite do Douro e coentros. Segue-se a entrada – camarão salteado em azeite e tomilho com creme de alho francês, após o que é servido o prato de peixe – bacalhau, creme negro de cebola com panado de ovo e bacon. Chega depois à mesa a costela mendinha, tupinambor, cogumelos e chips de mandioca. O doce fica a cargo dos cannoli recheados com mousse de laranja e chocolate, fechando o jantar com café e trufas de tiramisu.
