Os 114 anos da implantação da República em Portugal são assinalados pela No Rules Wines com um vinho exclusivo: o Republicano apresenta-se como símbolo da “fusão entre o novo e o antigo”, convidando a brindar “à liberdade, à mudança e ao futuro”.
Assinado por Tiago Macena, é feito a partir da casta Syrah, plantada na vinha da Póvoa das Quartas. Uma casta que, segundo o enólogo, representa, precisamente, uma nova era, pois, sendo estrangeira nas nossas terras, marca uma “diferença evidente” face ao portefólio tradicional do Dão.
“É neste espírito de transformação e renovação que nasce o Republicano, um vinho que, tal como essa mudança histórica, é também uma celebração de uma pequena revolução no universo No Rules Wines e no Dão. Temos o nosso trabalho baseado nas castas nativas, mas temos a vontade e o gosto de trabalhar esta casta estrangeira no nosso encepamento próprio”, explica Tiago Macena.
Plantado na vinha da Póvoa das Quartas, este Syrah tem um “estilo do norte do Ródano”, com uma “essência tânica marcada, mas delicada”, que confere ao vinho um sabor com “notas de fruta vermelha madura acompanhadas de um lastro de complexidade com tosta, fumo e notas de tabaco”.
Ao mercado chegam este sábado, 5 de outubro, 2300garrafas de Republicano.