O medronho é bem português. E a sua aguardente também. Mas, corre o risco de lhe ver colado o rótulo de bebida ultrapassada. É um rótulo que o Sulista – Medronho Excepcionalmente Datado quer descolar.
E para isso lançou o seu segundo lote, que chega ao mercado pelas mãos da Empor Spirits com a ambição de rejuvenescer a categoria. Como? Diz a marca que o seu “líquido suave e aromático” é “capaz de cativar as gerações mais novas de consumidores”.
É essa ambição que leva o Sulista a posicionar-se como base para cocktails, com duas propostas – Sour e Mule – para beber bem geladas. As receitas estão nas redes sociais da marca.
Esta edição limitada, em que as garrafas são numeradas, é elaborada com frutos maduros, que foram colhidos em outubro ou novembro, para maior complexidade aromática. Os fornecedores são agricultores locais, o que responde a uma preocupação da marca com o ambiente, pois minimizam-se as emissões de carbono decorrentes do transporte. E também da produção, já que o processo respeita o saber-fazer tradicional.