O que acontece quando sete chefs se juntam no The Yeatman? É a Taste & Toast Fest, marcada para o dia 17, com o chef anfitrião, Ricardo Costa, a receber Noélia Jerónimo, Óscar Geadas, Diogo Rocha, Kiko Martins, Ricardo Nogueira Mugasa e António Vieira.
O convite é para uma viagem pelos sabores tradicionais portugueses, do peixe da Ria Formosa ao leitão da Bairrada, passando pelos enchidos transmontanos. Na companhia de vinhos de produtores de norte a sul do País.
“O Taste & Toast Fest é um evento especial que pretende mostrar o melhor da gastronomia portuguesa pelas mãos de alguns chefes e amigos, com quem tenho tido a sorte de me cruzar ao longo do meu percurso profissional. Vindos de várias zonas do país, todos têm identidades e assinaturas diferentes nas suas cozinhas e esta será uma oportunidade única para o público provar as suas criações e sugestões”, explica Ricardo Costa.
Assim, pelos diferentes espaços do hotel vínico, situado em Vila Nova de Gaia, será possível descobrir, provar e brindar, de forma volante. Os sete chefs vão confecionar pratos em formato de showcooking, identitários da sua cozinha e região, colocando em prática técnicas e uma seleção de ingredientes capazes de homenagear as suas raízes gastronómicas. As sobremesas ficam a cargo da pastelaria do The Yeatman, já a seleção vínica tem a assinatura de Elisabete Fernandes, diretora de vinhos do hotel, que procurou harmonizar cada prato com produtores parceiros das regiões representadas.
No que toca aos chefs convidados, Noélia Jerónimo é embaixadora do Algarve e da Ria Formosa, com o seu restaurante homónimo, em Tavira, famoso pelos arrozes caldosos de peixes e marisco da nossa costa. Diogo Rocha é uma voz ativa do Dão, defende os produtos da região e a sustentabilidade no processo produtivo, uma postura que o levou a conquistar a Estrela Verde do Guia Michelin, que mantém desde 2019 no restaurante Mesa de Lemos, em Viseu.
Por sua vez, Óscar Geadas é defensor da gastronomia transmontana e a comida de conforto, homenageando as suas raízes familiares. No G Restaurante, em Bragança, mantém uma Estrela Michelin desde 2019. Kiko Martins já deu à volta ao mundo, tem a sua base em Lisboa e está ao leme de projetos tão diferentes como O Boteco, O Talho, A Cevicheria, O Poke ou o Las Dos Manos.
Quanto a Ricardo Nogueira Mugasa, é proprietário do restaurante Mugasa, em Aveiro, onde o leitão assado à moda da Bairrada é a estrela. E António Vieira aporta os sabores asiáticos que serve no Wish Restaurant & Sushi, no Porto.