É com o Lagoalva Barrel Selection Touriga Nacional & Syrah que o produtor do Tejo Quinta da Lagoalva estreia o portefólio de 2024. Assinado pela dupla de enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino, este é um tinto da colheita de 2022.
Com origem em solos arenosos, as uvas deste tinto foram vindimadas durante a noite, de modo a preservar todos os aromas e, assim, prevenir a oxidação que acontece nos dias mais quentes. Da vinha seguiram diretamente para a adega, com as duas castas vinificadas em separado. Após três dias de maceração pré-fermentativa, inicia-se a fermentação alcoólica, em lagares de inox à temperatura de 24º. Estagiam, depois, em barricas de carvalho francês por 12 meses e só no final da vinificação se dá o casamento entre a Touriga Nacional e a Syrah. Isto na sequência de uma seleção de barricas, a barrel selection evidenciada no nome e no rótulo.
Este tinto exibe uma cor granada intensa e aroma complexo, com presença de frutos pretos maduros, especiarias e baunilha. É recomendado para acompanhar carnes elaboradas, pratos de forno e queijos curados.
Propriedade da família Holstein Campilho, a Quinta da Lagoalva estende-se pela margem sul do Tejo, a escassos quilómetros de Alpiarça e Santarém. Possui cerca de 42 hectares de vinha.