Chama-se Forno da Telha e é o mais recente membro da família gastronómica de Évora. Abre com assinatura criativa do chef Miguel Rocha Vieira e o propósito de prestigiar a tradição da região, reinterpretando-a com contemporaneidade, técnica e originalidade.
Com chancela da AHM – Ace Hospitality Management, está instalado na antiga Quinta do Poço Novo, construída em pleno século XIX pelo general Godinho Caeiro. Inspirado pela descoberta de um poço, o general ergueu uma casa em que o sagrado e o mundano se cruzavam. Com uma cozinha central dominada por um forno de telha, este elemento é agora o epicentro de um conceito gastronómico capaz de ligar o passado ao presente.

“Aqui celebramos a verdadeira essência alentejana, trazendo para a mesa os sabores que fazem desta região uma das mais ricas e completas do país. Criámos receitas com os produtos e ingredientes da região, contando uma história em cada prato”, explica Miguel Rocha Vieira, em comunicado,
O barro, as madeiras e elementos tradicionais constroem o ambiente deste restaurante. Na carta, é possível encontrar o clássico pão alentejano, as azeitonas fermentadas, a manteiga de porco e ainda o azeite virgem extra exclusivo do Forno da Telha, uma seleção elaborada pelo chef num lagar em Serpa.

Nas entradas, pontuam pezinhos com “kimchi” de coentros, lúcio perca curado e braseado, acompanhado por migas e um caldo de enchidos ou a sopa de panela. Os pratos principais dividem-se entre as opções de peixe, como o cação ou o bacalhau com grão e chouriço, e as de carne, em que a presa de porco e o borrego se destacam.
As sobremesas são apresentadas num carrinho que percorre as mesas do restaurante, permitindo escolher entre fatia parida com limão e bolota, pudim de veludo, coentros e nozes, bolo de aguardente de medronho ou salada de marmelos, entre outras.
Quanto aos vinhos, a aposta é nos produtores locais, em particular na tradição da talha.