A Livraria Lello, no Porto, inspirou-se no bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco para mostrar que a gastronomia também pode ser uma experiência cultural. Como? Desafiando restaurantes a renomearem a sobremesa “Romeu e Julieta” como “Simão e Teresa”, os protagonistas de “Amor de Perdição”.
E porquê? Porque, tal como “Romeu e Julieta”, “Amor de Perdição” narra um amor proibido e trágico que desafia as imposições sociais, elevando o amor à condição de ato de resistência e coragem.
O repto, em parceria com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), foi aceite por vários restaurantes nacionais. E, no Porto, a sobremesa, que combina queijo e marmelada, pode ser provada, por exemplo, no “Ernesto”, “O Gaveto”, “Rogério do Redondo”, “Cafeína”, “Terra”, “Porta Rossa”, “Lucrécia” e “Casa Vasco”.
Esta é uma iniciativa que se inscreve nos 119 anos da livraria, que escolheu o amor como mote para 2025. As celebrações acontecem esta segunda-feira, dia 13, com entrada livre para todos os visitantes.
“Este aniversário assinala o arranque de um ano temático dedicado ao amor — uma força transformadora e essencial para enfrentar os desafios do presente. Ao longo de 2025, o amor será explorado nas suas diferentes vertentes, começando pelo amor romântico, inspirado pelo bicentenário de Camilo Castelo Branco e pela sua obra-prima Amor de Perdição. Com esta ação esta particular quisemos usar a gastronomia como uma ponte para aproximar o público da literatura e das artes, mostrando que a cultura portuguesa é feita de sabores e histórias que atravessam gerações”, adianta, em comunicado, Aurora Pedro Pinto, administradora da Lello.
Por sua vez, a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, nota que “esta iniciativa simboliza a fusão da tradição literária com a criatividade gastronómica, reforçando a missão desta parceria: transformar a herança cultural de Portugal em experiências memoráveis”.