O final do verão é também sinónimo de vindimas e são cada vez mais os produtores vitivinícolas que abrem as portas a programas de enoturismo. Farniente deixa-lhe uma mão cheia de sugestões meter a tesoura na parra.
No coração de Reguengos
E a 15 de agosto que abre a época das vindimas na Adega José de Sousa, produtor histórico do Alentejo, localizado no coração de Reguengos de Monsaraz.
Até 15 de setembro, os visitantes são convidados a conhecer este processo e a participar, com a possibilidade de terminarem com um almoço harmonizado com os vinhos José de Sousa.
Assim, o programa pode ter início na vinha, com oportunidade de cortar os cachos, ou, se a vindima estiver mais avançada, na adega com a prova de mosto ou com a pisa a pé. Inclui uma visita às duas adegas – a Adega Nova e a Adega dos Potes – com uma prova de vinhos e degustação de produtos regionais. E para aqueles que desejam encerrar o dia com uma experiência completa, há a opção de desfrutar de um almoço exclusivo, com os sabores típicos do Alentejo: gaspacho, empadas de galinha, queijos e enchidos.
Tradição algarvia
É no dia 23 de agosto que a Villa Alvor propõe a experiência de uma vindima algarvia. O programa começa, logo de manhã com um passeio de jipe pelas vinhas, com os participantes guiados pela história do cultivo das uvas na propriedade.
São depois convidados a envolver-se na vindima. E, para recuperar as energias, haverá um lanche das colheitas acompanhado por uma prova dos vinhos Villa Alvor. A experiência será enriquecida com a atividade “Prova que sabes”, em que os conhecimentos sobre vinhos serão testados e aprofundados, seguida de um almoço vínico.
Para concluir este dia, vai ser possível defrutar de um Sunset Vínico. Com o pôr do sol sobre as vinhas do Algarve como cenário, os participantes poderão relaxar som de um DJ.
Alentejo ou Douro?
O programa de vindimas da Vila Galé começou a 10 de agosto no Alentejo e estende-se ao Douro no dia 26.
Assim, até 10 de setembro, na Herdade Vila Galé Clube de Campo, perto de Beja, onde são produzidos os vinhos Santa Vitória, tudo começa com um passeio pelas vinhas orientado por guias especializados para aprender a escolher e a apanhar os cachos. Depois há uma visita guiada à adega, com explicações técnicas sobre todo o processo de vinificação e engarrafamento, e ainda passagem pela cave das barricas. E, por fim, uma prova de vinhos, acompanhada de petiscos regionais. Pode ainda experimentar-se a tradicional pisa a pé das uvas no lagar, consoante disponibilidade.
Já no Douro, a Vila Galé disponibiliza esta experiência de 26 de agosto a 4 de outubro, na Quinta do Val Moreira, em Armamar. É aqui que nascem os vinhos Val Moreira e se localiza o agroturismo Vila Galé Douro Vineyards. Passear pelas vinhas com explicações técnicas, participar na apanha das uvas e visitar a adega e a cave das barricas com a presença do enólogo fazem parte do programa, que finaliza com uma prova de vinhos.
Em setembro
Durante o mês de setembro, às terças, quintas, sextas e sábados, as vindimas da Casa Relvas contam com a participação dos amantes do vinho e curiosos pela vinha. Vestir a camisola por um dia é, pois, possível na Herdade de São Miguel, no Redondo, Alentejo.
O programa começa com a vindima manual. No passeio pela vinha, fala-se do terroir, do clima, e da vinha em si, e identificam-se as castas pelas quais se vai passando. Segue-se a tradicional pisa à pé no lagar.
A iniciativa, que tem uma duração aproximada de cinco horas, termina com uma prova de vinhos, ou com um almoço com pratos típicos da região, harmonizado com vinhos da Casa Relvas.
Para hóspedes e visitantes
A Herdade da Barrosinha, perto de Álcacer do Sol, preparou um ‘Programa Especial de Vindimas’, que decorre até 15 de setembro.
Nesta altura, a herdade abre portas para que, hóspedes e visitantes, possam testemunhar o processo da produção de vinho, num ambiente de animação e convívio.
Quem está alojado no hotel durante este período tem acesso à experiência da vindima gratuitamente. O programa para grupos, limitado até 15 pessoas, é mais completo e será acompanhado pela enóloga da herdade.
Inclui a apanha da uva com lanche a meio da manhã, depósito das uvas na adega, acompanhamento do processo de vinificação, terminando com um almoço na Taberna da Barrosinha.