Um Arinto que homenageia as tradições e celebra o prazer de estar à mesa em boa companhia. É assim que se apresenta o MICASTA, o primeiro vinho da Vinyart, empresa fundada por Tiago Candeias na região de Bucelas.
Diz o produtor que este é um vinho jovem, atrevido e aventureiro, que reflete o espírito ousado da empresa, também ela jovem. Estes traços estendem-se ao rótulo, descrito como sendo irreverente e despretensioso, inspirado pela paixão de Tiago Candeias pela terra e pelo prazer de bem receber.
De cor amarelo-limão, exibe notas de frutas cítricas, flor de maracujá, maçã verde e lima. No paladar, apresenta-se equilibrado, com acidez refrescante e um final envolvente.
Resultado de vindima manual, foi produzido com um contacto pelicular de quatro horas, para intensificar a extração dos aromas da casta. Em seguida, foi prensado, e o mosto limpo fermentou a uma temperatura controlada entre 12-14°C, ao longo de 25 dias. Após a fermentação, estagiou em contacto com as borras finas, com bâtonnage em cuba durante cerca de quatro meses, o que lhe promoveu maior complexidade e corpo.
O MICASTA é, assim, a estreia da Vinyart, sobre a qual diz Tiago Candeias que “é muito mais do que uma marca de vinhos – é uma expressão de genuinidade, alegria e profundo respeito pelos sabores e histórias que definem a região de Bucelas”.
“Sempre me inspirei nas pessoas ao meu redor, nas tradições e valores da minha família. Acreditamos que o vinho é uma arte, uma celebração da vida e das nossas origens”, partilha o produtor.