O restaurante A Ver Tavira celebra o verão com menus especiais, que conjugam irreverência e criatividade, sempre com foco no que de melhor a região algarvia tem para oferecer. E a proposta é uma viagem de sabores.
São três as opções para descobrir o que o chef Luís Brito pensou para esta altura do ano. Assim, “Toda a Viagem” é a primeira opção, uma experiência degustativa em dez pratos. Tudo começa com
“Do Tempo”, que combina beringela, alcachofra, laranja brava e avelã. Segue-se “Fumado e Fresco”, uma harmonia entre sarrajão, maçã verde e milho frito.
Os amantes de marisco são brindados com “Sustentabilidade”: camarão momo, manga verde e rábano. Podem, depois, deixar-se levar pel’ “O mergulho”, que apresenta peixe de linha acompanhado com batatas alhadas, molho e berbigão.
Mais tradicional, “Lagostim e Arroz” junta os dois ingredientes que lhe dão o nome, conjugados com o sabor do caviar. Proposto como comida de conforto, “As minhas raízes” assentam em bacalhau com migas e caldo verde.
Para os indefetíveis de um prato de carne, chega à mesa “A vaca de Trás-os-Montes”, que apresenta Vazia de rubi gallega, aipo, esparregado e jus. Antes dos doces, é servido “O que Ficou”, que mistura o sabor árabe característico de “Ras el hanout” com iogurte e passas. Finalmente, a sobremesa: “De São Tomé ao Algarve” une chocolate com anona a leite de figueira; e “O tradicional” é uma variante do morgado algarvio com pomelo e Szechuan.
Mais curtos, mas seguindo a mesma proposta gastronómica, são os menus “A Viagem do Sabor” e “Entre Momentos”, que reúnem sete e cinco pratos, respetivamente.
Inaugurado em 2006 no centro histórico da cidade, o A Ver Tavira recebeu em 2021 a sua primeira estela Michelin.