Se os seus planos para comemorar o Dia dos Namorados passam por jantar fora, difícil vai ser escolher. Deixamos algumas ideias de menus para degustar a dois e… bon appetit.
Um dolce menu
“La Dulzura” é o menu que o restaurante Erva, no Corinthia Lisbon Hotel, propõe para a noite de dia 14. Assinado pelo chef Miguel Teixeira, propõe uma viagem gastronómica que começa com um cocktail de boas vindas com nomes alusivos à data, como Valentino ou Love Appeal. Para entrada, provoleta, chimichurri e tomate e, como pratos principais, garoupa suada em folha de bananeira, milho e molho de peixe e parrilla, milho grelhado, jalapeños e pickles. À sobremesa, o dolce de leite junta-se ao maracujá e ao ananás. Uma degustação ao som da cantora Andrea Imaginário, cujos ritmos de tango serão coreografados pelos bailarinos Ana Paula e Gabriel Silva.
Sabores americanos
No Hard Rock Café Lisboa, o menu do Dia dos Namorados pode ser degustado até dia 18. “Hearts of the Charts” é a inspiração para uma refeição em que predominam os sabores americanos. Os visitantes começam por ser brindados por um Pure Passion Martini, composto por uma mistura de puré de maracujá, sumo de manga e laranja, sumo de lima fresco, grenadine e Vodka Absolut de baunilha, finalizada com espumante. O prato principal é o Surf&Turf, bife servido com camarões grelhados, puré de batata, vegetais assados, molho diane e cebolinho fresco. Para sobremesa, Sweetheart Sundae, isto é gelado de morango e baunilha, com bolo de limão, compota de frutos vermelhos, chantilly e morangos frescos.
Citações sobre o amor
No InterContinental Cascais-Estoril, o restaurante Bago du Vin será o anfitrião do jantar de dia 14. Com um menu, preparado pelo chef Pedro Lopes, que conta com quatro momentos, cada um inspirado numa citação de amor. Assim, no primeiro momento, é servido o “Amuse Bouche” com a citação de Matshona Dhliwayo “O amor é como uma estrela cadente, raro e magnífico”: trata-se de uma ostra do Sado em caldo de soja e limão confit. De seguida, o “Início” traz a memória de Marilyn Monroe com a sua frase”Todos nós somos estrelas e merecemos brilhar”, sendo servida cavala alimada sobre gaspacho de gengibre e frutos vermelhos. “O Poder da União Entre a Terra e o Mar” é o terceiro momento da noite, inspirado na citação de Helen Keller “O amor é a única chama que não pode ser apagada, pois é mais eterno que as estrelas”. Aqui, chega à mesa tornedó de lombo de novilho, camarão de Moçambique, salsify e pimenta cayenne. Para terminar, o “Finale” evoca Rabindranath Tagore e a sua frase “O amor é um mistério sem fim, e por isso não tem mais nada que o explique”, para acompanhar o coração do amor, gel de framboesa, ganache montée e manjericão.
Sob as estrelas
No Lisbon Marriott Hotel, a noite de 14 de fevereiro passa-se ao som de música ao vivo e sob as estrelas. No âmbito romântico criado no Citrus Restaurante, em parceria com a RXF Technically Creative e Liz Garden, o chef Dominic Smart vai servir um menu de deixar água na boca. Assim, para entradas preparou macarron de queijo de cabra com recheio de presunto e cebola caramelizada, gelatina de champanhe rosé com caudas de lagostim, ovas de ouriço-do-mar, vinagrete de bisque acompanhado de vegetais da primavera. Aberto o apetite, segue-se o prato principal, com duas opções: magret de pato com redução de vinho do Porto, cogumelos ostra e puré de três raízes ou supremo de garoupa com crosta de broa de milho e ervas, beignets de mexilhão com espuma de vinho verde acompanhado por vegetais da primavera. E para sobremesa? Serenata apaixonada de maçã em forma de coração com cobertura de caramelo. A noite termina com um sorteio especial de jóias Filipa’s Concept e de coffrets Clarins.
Nas margens da barragem
É nas margens da barragem de Montargil, no Alto Alentejo, que fica o Montargil Monte Novo, alojamento turístico do grupo PBH, que convida a provar um menu romântico, mas sempre com a gastronomia alentejana à vista. A noite começa com o “Cocktail da paixão”, seguindo-se as propostas do chef Miguel Varela, sob o mote “O amor acontece”. “O amor é o sabor mais perfeito” reúne camarão, vieiras, coentros frescos e o pão, seguido de “A beleza do amor é quando apreciamos”, que leva à mesa a garoupa legítima acompanhada de xerém, amêijoas, flor de brócolos e poejos. Pintada, castanhas, cogumelos e espinafres com molho do Porto compõem a opção “Apreciar e permanecer ao lado”, com o menu a finalizar com um “Obrigado por dares gosto à minha vida”, isto é créme brulé caramelizado, frutos vermelhos e suspiros.
Herança nipónica
Os fãs da gastronomia nipónica encontram no Hoko – Sushi Bar, em Braga, um menu para o jantar de São Valentim que reúne algumas das iguarias do restaurante. A proposta inclui sunomono unagui (salada japonesa de pepino, avinagrada, com enguia de água doce), carpaccio de salmão e trufas; taco Sakana (peixe branco e guacamole, entre outros ingredientes); camarão crocante, gyosa (pastel de massa fina) de frango e legumes; moriwase (combinação dos cortes de pescados mais nobres do dia); preguinho japonês da casa; e uma sobremesa à escolha.
Degustação na Arrábida
Localizado no Parque Natural da Arrábida, numa casa senhorial da Quinta do Esteval, o Hotel Casa Palmela preparou um jantar especial para o dia 14. Trata-se de um menu de degustação quatro momentos, com harmonização de vinhos. Depois de um cocktail de boas vindas e de um amuse bouche, os casais têm a oportunidade de provar pica pau de barrosã, como entrada, seguindo-se arroz de carabineiro. Para sobremesa, um duo imbatível: mousse de chocolate e frutos vermelhos.
Foto de capa: Pixabay