Portugal dá cada vez mais palco à cozinha internacional, com os sabores do mundo a servirem-se de norte a sul.
De Milão a Turim
O Vibe, restaurante com assinatura de Mattia Stanchieiri localizado no Chiado (Lisboa), tem um novo menu. Intitulado “De Milão a Turim”, apresenta pratos típicos italianos criados com ingredientes portugueses.
Assim, entre as novas propostas, destacam-se “El Risott De Milan”, risoto preparado com açafrão, servido com ossobuco de vitela em gremolata, e Ouriço do Mar, couve de inverno e tutano;, Gnocchi de Abóbora, com Queijo São Jorge e Sálvia; e ainda “Costoletta alla Milanese”, lombo de vitela empanado “dos Açores”, com maionese de alface, gel de limão queimado, mil-folhas de batata e molho peverada. Com sabor a mar, serve-se, entre outros, o “Baccalá”, isto é, bacalhau seco com cebola caramelizada, pasta de tomates fermentados, feijão branco e tempura.
O menu “Milão a Turim” apresenta três formatos distintos: “Volare” (7 momentos); “Viva la vita” (10 momentos); e “Con te partiró” (11 momentos).
Do Nepal e da Índia
Comida autêntica do Nepal e da Índia é o cartão de visita do Diyalo, em Lisboa. E, neste outono, com novidades que vão da renovação do espaço ao novo menu.
Dele faz parte o Special Mix Momo, com seis variedades de dumplings: ao vapor, fritos, salteados em molho de chilli ou em sopa, acompanhados com os tradicionais chutneys. Entre as entradas, encontra-se o Pani Puri, bolinhas de trigo recheadas com batata condimentada com especiarias e um caldo aromatizado. Tal como no Nepal e na Índia, uma das formas mais práticas de experimentar vários sabores é pedir um Thali, uma refeição completa que pode incorporar até 10 pratos diferentes – entre carne, vegetais, molhos, chutneys e até sobremesas – sendo sempre acompanhados com naan e papari.
Entre as referências nepalesas, há grelhados de carnes variadas, marinados em iogurte e especiarias, que protagonizam pratos como as espetadas Sekuwa.
Também a gastronomia indiana tem uma forte presença na carta, com pratos clássicos como Chicken Tikka Masala, Lamb Curry e Chicken Korma, ou ainda Chicken Tandoori e Biryiani, receita de arroz basmati aromatizado com uma grande variedade de ingredientes e especiarias, tais como gengibre, malagueta, açafrão, cominhos, cardamono e canela.
Argentina em Lisboa
O Tinto & Brasa, projeto dos argentinos NoeliaFudaeEmanuel Diaz, tem novidades na carta: é o caso da língua a vinagrete, uma entrada que combina sabores frescos e ácidos; da sopa de brócoli, um prato de vegetais perfeito para os dias mais frios; e do clássico vitelo tonnato, que conjuga fatias finas de vitela com um molho cremoso à base de atum.
Entre as carnes, o wagyu argentino é uma das grandes novidades da ementa: trata-se de um corte que reúne a excelência da genética japonesa com o manejo característico das pampas argentinas. Outro destaque é a vazia, um corte com uma intensidade de sabor maior.
Itália em Cascais
É em Cascais que fica o Corleone Ristorante al Mare, que entra na nova estação com a chef Gabriele Marchioni à frente da cozinha e do novo menu.
Respeitar as receitas tradicionais mantém-se como objetivo das novas propostas: as antipasti, chega a polenta com fonduta di parmigiano, uma combinação entre polenta, queijo e ovo de codorniz. Nas pastas, surge o clássico ravioli de vitello, em cujo interior se esconde um ragu de vitela.
Já nos secondi, há ossobuco de vitello alla milanese, cozinhado por seis horas e acompanhado com risotto de açafrão. E nos dolci, pontuam os cannoli sicilliani, uma massa crocante recheada de um creme de ricotta, pepitas de chocolate e pistácios torrados.