Quando os dias quentes se instalam, chegam também as novidades gastronómicas aos restaurantes, com as cartas a refletirem sabores mais frescos e produtos da estação.
Para o almoço
O restaurante Matiz, do Sofitel Lisbon Liberdade, renovou a carta de almoço, a começar pelas entradas, que incluem propostas como o gaspacho de melancia com mexilhão e camarão, e a salada de beterraba e maçã, enriquecida com queijo feta, noz e favo de mel.
Nos principais, há duas novidades: bochecha de porco preto do Alentejo, acompanhada de creme de batata doce; e massa penne com camarão, tomate seco, pinhão e parmesão.
Mantêm-se, porém, alguns dos pratos mais procurados, como a cataplana do mar e o bife tradicional à portuguesa.

Mais México
O Boca Linda, em Lisboa, continua o seu tributo à tradição mexicana, com o menu a receber os croquetes e o queijo fundido com cogumelos ou chouriço.
Entre os pratos principais, surgem o pescado maya, composto por peixe marinado e cozinhado lentamente em folhas de bananeira, realçado por laranja, achiote, pimentos e cebola; e o tampiqueña steak, com o bife grelhado enriquecido pelo queijo mozzarella e pelo tomate assado.
Há também pratos mais leves, como a salada de tomate e tomatilho e os tacos dorados de frango. Nas sobremesas, pontua, entre outras, o flan de cajeta, isto é, pudim enriquecido com doce de leite.

Aposta na frescura
Homenagear os sabores frescos da gastronomia tradicional é o propósito da nova carta do Colinas de Lisboa, no Hotel Meliá Lisboa Aeroporto.
Entre as novidades, contam-se a tiborna de sardinhas, o bacalhau à minhota, os filetes de peixe galo com arroz de tomate, a cataplana do mar e o lombo de atum vermelho braseado. Já nas carnes, há lugar para secretos de porto preto com migas de espargos e fFarinheira e para arroz malandro de coelho com carqueja.
Nas sugestões vegetarianas, servem-se caril de legumes e leguminosas com coco, hambúrguer vegetariano em bolo do caco e almôndegas de vegetais com guisado de legumes e feijão.
Do mar à terra
A nova proposta gastronómica do Varanda de Lisboa apresenta uma viagem pelos sabores do mar e da terra. Assim, nas entradas, há croquetes de alheira com puré de pera rocha e vinho do Porto e salmão marinado com milho crocante, sésamo e notas de lima.
Nos principais, e falando de carne, as opções incluem bife tártaro de novilho e medalhões de lombo de novilho com molho de pimentas. E, nos peixes, o destaque vai para o bacalhau lascado com picadinho de tomate, azeitonas e ovo estrelado, mas também há polvo confitado com batata doce e cebola crocante ou garoupa assada com molho de champanhe, algas e salicórnia.
No que toca a sobremesas, surge o pastel de nada “armado em bom”, a par dos profiteroles com gelado de pistácio e chocolate.
