Diz o ditado popular que “o que é doce nunca amargou”. E no Natal, muito menos. Ao oitavo dia do Calendário do Advento Farniente, são, pois, doces as sugestões. Para oferecer ou para rechear a mesa da consoada.
Esta rainha vale ouro
É sabido que o ouro não pode faltar quando falamos de reis e rainhas. E é para esse imaginário que remete o bolo rainha que o chef pasteleiro Joaquim Sousa, do hotel The Oitavos, idealizou: confecionado com massa de bolo lêvedo, inclui ingredientes como folha de ouro comestível, pistácios, figos e framboesas, sem esquecer os frutos secos. Mas, há mais criações natalícias: o tronco de frutos vermelhos é uma delas, combinando os frutos que lhe dão o nome com pistácio e creme mascarpone. Só a cor dá vontade de comer…


Tão feliz com este panetone
O panetone é o bolo típico desta época em Itália, mas há muito que extravasou fronteiras. E chegou à Glad, marca de chocolates artesanais do Porto, que propõe uma versão com chocolate, avelã e laranja. A massa é de fermentação natural, sendo-lhe adicionada uma levedura de cinco anos, compota de laranja e açúcar e uma pasta de extrato de baunilha puro. A seguir, entram as avelãs torradas, e laranja cristalizada e uma versão do chocolate 70% da República Dominicana, com notas de mel, caramelo e passas. Bom apetite!

Cacau em pedaços
São artesanais os chocolates da Pedaços de Cacau, incluindo os que a marca propõe para esta época. É o caso da caixa de bombons em forma de prenda de Natal com recheio de creme de avelã. Ou kit de degustação, que inclui dez tabletes de chocolate negro com 72% de cacau, com nove sabores diferentes: café, laranja e noz, malagueta e flor de sal são alguns.


Um clássico em versão negra
Os frutos do mar da Guylian já são bem conhecidos e agora chegam com mais uma novidade doce: a coleção Dark Praliné. São cobertos com chocolate belga negro a 72%, feito com cacau 100% fair trade, e recheados com o praliné negro feito de avelãs torradas. Cada embalagem, que é totalmente reciclável, contém 20 seashells.

Para os kinder
É para os mais pequenos que a Ferrero propõe uma coleção natalícia dos seus chocolates Kinder. Mas isso não significa que os adultos não apreciem: há calendários do advento com biscoitos e com surpresas e, muito embora a contagem decrescente para o Natal já esteja em andamento, são sempre uma boa oferta. E há peluches que escondem bombons e figuras, e canecas com mini chocolates. A Nutella junta-se à festa, com uma edição limitada dos seus biscuits recheados e com embalagens personalizadas do creme de cacau e avelãs.


Foto de capa: Freepik